6.8.10

Чингис Хаан


A figura do terrível Genghis Khan sempre me fascinou, talvez por ter alguns membros na família com traços fisionómicos relativamente semelhantes aos seus - o que não é de admirar, já que se estima que 0,5% da população mundial pode ser seu descendente. É certo que em, princípio, esta influência se fará sentir na região ocupada pelo antigo império mongol, entre o Pacífico e o Mar Cáspio, mas terá certamente havido alguns que se meteram a caminho até esbarrarem no Atlântico.

Por leituras preparatórias de viagem, verifico que vou andar perto do local onde Genghis Khan terá nascido, no início da segunda metade do século XII (há discussões de especialistas quanto à data exacta), não muito longe do lago Baikal, numa região hoje pertencente à Rússia.

É lendária a dimensão do império que conseguiu criar e, especialmente, o longo e complicadíssimo cerco para tomar a cidade de Pequim, em 1214 (no vídeo).

Filmes não faltam, clips do Youtube são dezenas - uns péssimos, outros mais ou menos razoáveis. Na quarta de cinco partes de um Documentário da BBC, a conquista de Pequim. Terei certamente um pensamento para Mr. Genghis Khan quando voltar a entrar na Cidade Proibida, onde terminarei (conto terminar, se os fogos russos o permitirem…) a viagem no Transiberiano.


...

0 comments: