29.8.10

No rescaldo do Protesto por Sakineh Ashtiani


Comunicado lido em todas as cidades que participaram

Em Agosto de 2010, 111 cidades de todo o mundo manifestam-se para protestar contra a prática bárbara da lapidação, assim como para salvar a vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani no Irão. Este dia será recordado nos anais da Humanidade como uma manifestação do protesto, ao longo das semanas anteriores, de milhões de pessoas em todo o mundo contra a lapidação como a forma mais hedionda de crueldade medieval. É uma vergonha para a Humanidade que, no final da primeira década do século XXI, a lapidação seja ainda praticada no Irão e em outros países islâmicos. Nós, os cidadãos das 111 cidades, declaramos aqui enfaticamente que esta nódoa tem de ser imediata e definitivamente removida da face da Humanidade.

Neste dia, protestamos igualmente contra o regime de lapidação no Irão. Este regime, ao longo dos seus 31 anos de existência, cometeu genocídio, estabeleceu um regime de apartheid sexual no Irão, e tornou em lei o encarceramento, a execução, a tortura e a violação de prisioneiros políticos e as regras da Sharia islâmica pré-medieval. Este regime não é representativo do povo do Irão. É o seu assassino, e os seus dirigentes têm de ser levados a julgamento em tribunais internacionais pelos seus crimes contra a Humanidade.

Este protesto internacional de 28 de Agosto é ainda outra manifestação da solidariedade das pessoas de todo o mundo com o povo do Irão, que se tem erguido heroicamente para derrubar o regime de lapidação, o código Islâmico de castigo do "olho por olho, dente por dente" - (Qesaas) -, o Hijab, a tortura, a execução. Nós, os cidadãos de 111 cidades de todo o mundo, declaramos com orgulho que nos consideramos os porta-estandartes da frente universal da humanidade contra a barbárie. Apoiamos as lutas do povo do Irão contra um dos mais cruéis regimes na história da Humanidade. Declaramos enfaticamente, em nome do mundo civilizado, que o caminho para a libertação do povo Iraniano não passará por ameaças ou acção militar contra o país, mas pelo afastamento do regime da República Islâmica pelo poder da luta do povo no Irão e em todo o mundo.

São estas as nossas exigências em 28 de Agosto de 2010, em 111 cidades de todo o mundo:

1 - A liberdade imediata e incondicional de Sakineh Mohammadi Ashtiani e de todos os outros prisioneiros no Irão condenados a ser apedrejados até à morte.

2 - A abolição da lapidação no Irão e em todo o lado. Exigimos que as Nações Unidas adoptem urgentemente uma resolução específica proibindo a lapidação como uma prática desumana em todo o mundo.

3 - O não reconhecimento do regime Islâmico de lapidação no Irão como o governo desse país e assim bani-lo de todos os corpos internacionais.

4 - Levar a julgamento os executantes da lapidação. A lapidação é uma das formas mais abomináveis de crime contra a Humanidade. Qualquer indivíduo, grupo, organização ou estado executando a pena de lapidação deve ser acusado e julgado por tribunais internacionais.

Continuamos a nossa luta até conseguirmos todas estas exigências. Como primeiro e imediato passo em direcção a esse objectivo, exigimos que Mahmood Ahmadinejad, o presidente do regime de lapidação, seja impedido de entrar na Assembleia Geral das Nações Unidas em Setembro de 2010.
...
...

0 comments: