9.9.10

A frase inimaginável?


«O modelo cubano já não funciona nem sequer para nós.»
Fidel Castro, em entrevista a Jeffrey Goldberg, publicada ontem.

«O modelo português, com que sonhámos, não teria funcionado nem sequer para nós.»
Poderia Cunhal ter dito esta frase antes de morrer? É pelo menos possível. Mas uma coisa parece certa: o camarada Jerónimo nunca a dirá, por mais anos que viva.
...
...

4 comments:

Niet disse...

Olà, Joana Lopes: A seguir ao modelo da super-China, Liberal-Leninista, iremos ver a dar os primeiros passos do neo-Liberalismo de ramificação narco-terrorista caraíbico? Até o Poutine anda a pedir mais e forte investimento estrangeiro para a Rússia!!! Salut!Niet

LF disse...

O problema de Cuba nem sequer é político. Uma efectiva democratização do poder segundo os princípios libertários, de democracia socialista ou outra corrente qualquer estaria confinada àquele território. Fidel assume, deste modo, o que Estaline deveria ter assumido nos anos 30: o Socialismo não pode ser construído num só país; tarefa ainda mais difícil se se trata duma ilha daquele tamanho e com os recursos que lhe conhecemos. Não entendo qual é o espanto com estas declarações.

De resto, concordo com o Niet: a introdução de mecanismos de mercado já está em andamento e segue-se a inclusão deste tipo de "socialismo" no mercado mundial. Aliás, o facto de Cuba ter vivido durante décadas à custa de exportação de açúcar para a URSS já foi caminho andado nesse sentido; não lhes vai custar nada segui-lo, e ainda vamos aturar os liberais a tecer loas às melhorias de vida que efectivamente os cidadãos cubanos vão sentir, como se isso exprimisse a supremacia teórica e prática do capitalismo face ao socialismo. É o "fim da História", em plena crise do "fim da História"!

ruialme disse...

Afinal foi um equívoco: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gJI3zstKHFuSHGchgbaKBT4wQACQ

Joana Lopes disse...

Ah, Rui, ainda não tinha visto. Vou á procura em jornais espanhóis, sempre atentos. Obrigada.