13.10.10

Jerónimo e a China


Acontecimentos dos últimos dias trouxeram para a boca de cena dois países que se consideram na rota certa para a construção do verdadeiro socialismo, bem como reacções aos mesmos um pouco por todo o mundo.Estou a pensar, obviamente, nas comemorações do 65º aniversário da fundação do Partido Comunista norte-coreano, em que «debutou» publicamente o sucessor de Kim Jong-il, e a atribuição do Nobel da Paz a Liu Xiaobo.

O carácter dinástico do primeiro foi amplamente comentado, bem como o militarismo exacerbado e tenebroso do respectivo desfile militar. (Entretanto, ocorreu no Vietname a celebração do 1000º aniversário de Hanói, também musculado mas menos espectacular.)

Mas «o caso» da semana foi certamente o Nobel da Paz e eu nem sequer voltaria ao assunto, não se tivesse dado o caso de, ontem à noite, em desespero de zapping para fugir à quarta hora sobre futebol, ter ido parar à TVI24, onde Constança Cunha e Sá se preparava para entrevistar Jerónimo de Sousa.

Durante quase nove minutos (os primeiros), a jornalista tentou, nem sei quantas vezes e com as mais variadas formulações, que o secretário-geral do PCP dissesse se condenava, ou não, a existência de presos políticos como Liu Xiaobo. Não conseguiu. O diálogo era mais ou menos como se nos perguntassem se hoje está Sol e respondêssemos sempre: «Choveu muito a semana passada.». Absolutamente impressionante!

A persistência da entrevistadora foi tão grande que cheguei a ter esperança que Jerónimo de Sousa perdesse a cabeça e lhe dissesse que sim, que aprovava aquela e todas as outras prisões em tudo o que tem a etiqueta de comunista, as actuais e as do tempo da URSS, Tiananmen e até os gulags. Eu respiraria fundo e aplaudiria de pé, mas claro que não aconteceu.

Paredes de vidro? Aquilo é muralha de aço.
...
...

4 comments:

joana cerqueira disse...

Tentando contornar a férrea censura do seu amigo João Tunes no «vias de facto» e sem nenhum medo de investigações berianas sobre ID's, aqui lhe venho pedir encarecidamente que me dê o que,até hoje, ninguém me deu:o link para um comunicado do PS que exprima solidariedade para com o prisioneiro político chinês que recebeu o Nobel da Paz.

Joana Lopes disse...

«Joana», Devo dizer-lhe que estou um pouco farta das suas brincadeiras porque duram há anos e por considerar que já é demasiado crescidO para as mesmas, mas respondo-lhe: sabe bem que nada tenho a ver com o PS, mas posso dizer-lhe que o BE – partido em que voto há anos – não deve discordar deste meu post, já que o mesmo esteve «linkado» no esquerda.net.

joana cerqueira disse...

A senhora é que já é suficientemente crescida (eu nem tanto,37 anitos, acredite)para se deixar dessa mania da perseguição por pseudónimos e para não torcer as coisas.

Eu sei, pelo que leio de si, que não tem nada que ver com o PS.

Mas a questão não é essa, é aquela a que não respondeu, ou seja porque é que pede a Jerónimo palavras de condenação ou de solidariedade que, neste mesmo caso,não pede ao PS ?

Larachas disse...

Pede-se o comentário do líder do PCP porque, esse partido fez declarações específicas sobre o assunto e, pretende-se um esclarecimento.