23.11.10

Nas bocas do mundo...


… e pelas piores razões: longas notícias sobre Portugal, hoje, nos jornais argentinos (por uma vez, não se fala apenas do Mourinho e do Ronaldo...).

Alguns excertos de La Nación (sem link):

«Depois da confirmação do resgate da Irlanda, os mercados perguntam-se se chegou o momento de ajudar Portugal e, a longo prazo, a Espanha ou a Itália.»
«O deficit português não conseguiu, até ao momento, mostrar uma clara melhoria em 2010, especialmente em comparação com outros países da periferia da zona euro como Grécia, Irlanda ou até Espanha.»
«É difícil ver o que poderia salvar Portugal. Um voto a favor do orçamento não acalmará as coisas. Quanto mais tempo durarem as pressões do mercado, mais crescem as probabilidades de que Portugal tenha de pedir algum tipo de ajuda.»

Também grande relevo dado à greve geral de amanhã - mais necessária e oportuna do que nunca. Não é verdade que tudo seja inevitável ou impossível. O dia 24 de Novembro de 2010 pode marcar o início de uma nova etapa de solidariedade e de democracia.
...
...

4 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Em que é que tu achas que a Greve Geral, de adesão provavelmente elevada porque anda toda a gente chateada e assustada com a crise, poderá "marcar o início de uma nova etapa de solidariedade e de democracia"?
Sinceramente, não consigo entender como...

Joana Lopes disse...

Manel, lês-me há tanto tempo que é uma frustração que não me tenhas ainda percebido ao ponto de fazeres essa pergunta... É fundamental para mim que haja uma grande força para que se vença o «regime» vigente e se caminhe para algo de totalm...ente novo. A greve de hoje é um passo, uma oportunidade importante, se for bem vivida. Espero que o seja.
Sei que não estás de acordo, Paciência... Não vou conitnuar a discutir nem a argumentar...

Manuel Vilarinho Pires disse...

Eu conheço essa "aspiração" de ver mudar o regime, e tu conheces que não a partilho, ou melhor, que as minhas aspirações de mudança do (ou talvez no) regime são diferentes das tuas. Mas a pergunta não era dirigida à tua aspiração, mas à previsão de que esta Greve Geral possa contribuir o que quer que seja para ela? Mas feel free para não continuares a argumentar ou discutir...

Joana Lopes disse...

Eu percebi a perguntai, Manel... Uma greve é / sempre foi um momento / instrumento importnte de luta.