29.12.10

Fixemos o nome e a cara


Xi Jinping, mais do que garantido presidente e secretário-geral do partido Comunista da China a partir de 2012, é tido como «extraordinariamente ambicioso», «autêntico elitista», pragmático e sem «motivações ideológicas», não corrupto, conhecedor do Ocidente e praticante de artes marciais budistas.

Síntese complicada neste homem de 57 anos, filho da primeira geração de revolucionários e, por esse motivo, um dos «príncipes do regime» que merecem governar a China.

Os pais foram presos como contrarevolucionários na era de Mao, e só reabilitados por Deng Xiaoping em 1978, mas o jovem Xi Jinping, «mais vermelho do que os vermelhos», aderiu ao PC chinês em 1974.

Destinado a tornar-se em breve o homem mais poderoso do seu país e do mundo, veremos em que estado os encontrará daqui a um ano. A China terá crescido 10%, é mais do que provável que Liu Xiaobo continue preso e cada chinês poderá ter milhões de amigos no Facebook se Mark Zuckerberg e os dirigentes de Pequim se entenderem quanto aos mínimos de censura que estão dispostos a admitir. Quanto estado do mundo, esse é mais dificilmente previsível.

Esperemos que o presidente Mao, no seu imponente e feiíssimo mausoléu da Praça Tiananmen, não dê uma volta para lhe recordar que «o poder político nasce do cano da espingarda».

(Fonte)
...
...

1 comments:

Ana Paula Fitas disse...

Cara Joana,
Destaco o Brumas no Leituras de hoje.
Feliz ano Novo.
Abraço.