21.12.10

Revolução tecnológica?


Jorge Nascimento Rodrigues, que leio há muitos anos no Expresso e «encontro» agora diariamente no Facebook, acaba de publicar uma interessante entrevista a Peter Cohan.

Bem em voga na década de 90, Cohan publicou, em 1997, uma obra que JNR refere e que eu então li, e utilizei, por razões profissionais: The Technology Leaders: How America's Most Profitable High Tech Companies Innovate Their Way to Success.

Razão mais do que suficiente para o meu interesse em tentar interpretar o relativo pessimismo de Cohan que não vê emergir a inovação tecnológica indispensável para que a economia saia do actual marasmo - nada que se compare ao que se passou «nos anos 1960 com os computadores de grande porte, depois nos anos 1970 com os minicomputadores, nos anos 1980 com os computadores pessoais e nos anos 1990 com a Internet».

Tendências promissoras? Certamente: serviços e aparelhos ligados à utilização das redes sociais na Internet, computação em nuvem (cloud computing), cruzamento das tecnologias de informação com a medicina e utilização de tecnologias «limpas». Mas não se sente ainda uma verdadeira «onda».

Nestes tempos de crise, para Cohan, «a tendência mais forte na obtenção de capital é recorrer aos chamados investidores «anjos», a que alguns chamam de business angels. Trata-se de gente muito rica - que, por vezes, inclusive se junta em grupo - que quer investir em pequenos e novos negócios, sem toda essa intrusão dos homens do capital de risco». Business angels…

Próximos capítulos a serem seguidos com atenção.
...
...

1 comments:

Niet disse...

Olá, cara Joana Lopes: É exactamente por esta via de divulgação e análise de ideias-Força que um Blogue se deve impôr. Belíssimo resumo e espero por mais! Niet