9.12.10

Oslo, 10/12/2010


Amanhã, às 12:00 (hora de Portugal), terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, atribuído este ano a Liu Xiaobo. A cerimónia pode ser seguida, em directo, na página da Nobelprize Organization.

Nem o laureado, actualmente detido, nem qualquer familiar estarão presentes, já que foram impedidos pelo governo chinês de sair do país, o mesmo tendo acontecido a alguns activistas chineses que pretendiam deslocar-se a Oslo.

Um grande número de pessoas – pelo menos 250, segundo a Amnistia Internacional – está com residência fixa, tem os telefones cortados, foi forçado a sair de Pequim ou impedido de viajar para o estrangeiro, por causa da cerimónia de amanhã. Desde hoje, está bloqueado o acesso a CNN, BBC e NRK (norueguês).

É a primeira vez que se verifica tal situação (ausência do premiado e de familiares), desde 1936, quando as autoridades nazis tiveram a mesma atitude relativamente a Carl von Ossietzky, também agraciado com o Nobel da Paz.

Amanhã, Liu Xiaobo estará simbolicamente representado por uma cadeira vazia. Dezanove outras ficarão também por ocupar: as dos países que corresponderam ao apelo de boicote lançado por Pequim.

P.S. - A ler: The Nobel Crackdown, um longo artigo sobre a atribuição do prémio e suas consequências na China.
...
...

1 comments:

Joana Lopes disse...

Quando falo deste prémio Nobel, há um Anónimo que deixa aqui como comentário um link para um MESMO «post» do blogue O Castendo.
Desvanecida com a militância, mas não me sinto obrigada a publicitar, todos os dias, a mesma coisa. Desta vez, o comentário não será publicado.