12.1.11

Num mundo terrível


No Haiti, exactamente há um ano, um sismo matou cerca de 230.000 pessoas e deixou 1 milhão e 300 mil desalojadas. Dessas, 800.000 ainda sobrevivem em mais de 1.000 acampamentos e 3.759 morreram vítimas da cólera. Ainda se vão encontrando corpos nos escombros e, em muitos pontos do país, vive-se como se não se tivesse passado entretanto um ano.

Sessenta países comprometeram-se a contribuir com uma ajuda de 5.300 milhões de dólares, e já entregaram metade dessa verba, mas tudo chega às vítimas a conta gotas. Porque muitas das instituições públicas foram desmanteladas pelo sismo, é certo, mas, também e sobretudo, como resultado de uma burocracia de uma lentidão inimaginável e de um exercício do poder política que deixa muito a desejar. Muitas ONG’s desesperam perante os factos, mas sem grande sucesso até ao momento.

Não devia ser possível que realidades destas existissem, em pleno início do século XXI, e que o mundo assistisse, com esta aparente impotência - não numa longínqua e desconhecida ilha asiática, mas em pleno Atlântico, paredes meias com vários paraísos turísticos. Mas existem, é a triste realidade.


...
...

3 comments:

Francisco Castelo Branco disse...

Às vezes parece que estas catastrofes só no inicio é que existem.

Depois passam um tempo e ninguem fala delas.


e dá a ideia de que quando os media desligam, o mundo inteiro tambem.

Bill Clinton tem razões de queixa

Joana Lopes disse...

Exacto, Fernando, fala-se hoje porque é aniversário...

Anónimo disse...

Dramática situação com a complacencia premeditada dos diversos imperialismos...
Há uma ano sem nenhuma justificação plausível, o socorro internacional a este país estava a ser extraordinariamente lento...http://lutapopularonline.blogspot.com/2010/01/apontamentos-catastrofe-no-haiti.html

Rui Mateus.