12.1.11

Vem no Der Spiegel e bem me parecia…


… que andam lobos à solta na Alemanha – o resto da Europa que o diga!

Ao Norte mas não muito longe de Berlim, uns tantos veados terão sido as vítimas, para grande desgosto dos donos e tristeza da população.

Acontece que esta não tem outro remédio que não seja «aprender a viver com lobos», já que o número destes tende a aumentar. Por razões várias, entre as quais uma que nunca me teria passado pela cabeça: a reunificação das Alemanhas! Há mais espaço livre já que, nas florestas de Leste, a população diminuiu cerca de 10%, além de que muitos lobos se instalaram em locais anteriormente utilizados para exercícios militares.

Danos colaterais da queda do Muro de Berlim, certamente não planificados como muitos outros…

(Daqui.)
...
...

4 comments:

Helena Araújo disse...

Pois eu já vi uma raposa a sair dos jardins da Chancelaria...
A sério. Saiu ali dos lados da Merkel e foi na direcção do Parlamento.

Em Berlim há uma praga de javalis. Também por causa da reunificação: antes disso, os soldados russos matavam os javalis para terem rancho melhorado. Agora que se foram embora, os javalis começaram a reproduzir-se como coelhos. E não se podem matar, porque andam nas áreas residenciais, onde é - obviamente - proibido caçar.

Joana Lopes disse...

Ó Helena, isso visto daqui parece cenário da história do Capuchinho Vermelho... :-)

Helena Araújo disse...

:-)

De facto, anda por aí. Tenho amigos que moram na floresta junto ao Wannsee, e que têm uma certa apreensão quando vão à caixa do correio, de manhã, ou quando regressam de um concerto à noite: sabe-se lá se não vai haver um bando de javalis entre elas e a porta da casa.

A história do Capuchinho Vermelho é que parece cenário da RDA...
O champanhe de lá chama-se "Capuchinho Vermelho". O chocolate é "Estrela Vermelha".
E por aí fora, tudo publicidade escondida.

Encontrei uma empresa de vendas na internet especializada em produtos da antiga RDA. É muito engraçado: se os produtos daquele país já não primavam por um design moderno, agora, vinte anos depois, ficam completamente anacrónicos.
http://www.ostprodukte-versand.de/cnr-28/Ostalgie.html
A minha excepção: gosto muito daquele copo para ovos cozidos em forma de galinha.
Pode entrar por esta página, e ir escolhendo algumas das rubricas na caixa da esquerda - até fatos de treino à moda da RDA tem!

jeanne disse...

lopos em casernas abandonadas, capuchinho vermelho? lá mais para Tarkovsky, não?