13.2.11

Humberto Delgado assassinado pela PIDE há 46 anos


«Assinala-se a 13 de Fevereiro a data da morte de Humberto Delgado, assassinado há 46 anos pela PIDE, nas cercanias de Olivença numa operação intitulada “Operação Outono” destinada ao “cerco e aniquilamento” do General sem Medo que se apresentou como candidato à Presidência da República em 1958 contra o regime de Salazar.

“Operação Outono” é também o título do filme de Bruno de Almeida que já está em fase de rodagem. Baseado no livro “Humberto Delgado, Biografia do General Sem Medo” de Frederico Delgado Rosa, neto do General, este filme retrata os detalhes da operação que levou a brigada da Pide, chefiada pelo agente Rosa Casaco, a cometer um dos assassínios mais brutais do Estado Novo.

O papel de Humberto Delgado é desempenhado pelo actor americano John Ventimiglia, conhecido da série “Os Sopranos”, e com o qual Bruno de Almeida já fez três filmes. “Operação Outono”, produzido por Paulo Branco, conta no elenco com os actores Nuno Lopes, Nicolau Breyner, Rogério Samora, Marcello Urgeghe, Ana Padrão, Carlos Santos, Fernando Lopes, Carla Chambel, Diogo Dória, Pedro Efe, Adriano Carvalho, Cleia Almeida, Carlos Paulo, Filipe Vargas, entre muitos outros. Conta também com uma participação especial de Camané.

As filmagens estão a decorrer entre Portugal e Espanha e o filme, que tem o apoio do ICA, da RTP e da Fundação Humberto Delgado, estreia nos cinemas no final de 2011.»

(Press Release da Fundação Humberto Delgado)
...

5 comments:

João do Lodeiro disse...

Só tem paralelo com o assassinato de Catarina, que o Zeca Afonso imortalizou no hino "cantar alentejano" do álbum Cantigas de Maio. Mas a dor prolonga-se, por sabermos que o povo português eleje, como o maior português de todos os tempos, o cabecilha e o mandante destes brutais assassinatos... tudo isto fruto da sociedade tipo Big Brother em que vivemos!

Armando Cerqueira disse...

E os responsáveis pelo assassinato não foram punidos. Na prática tudo foi feito para que tal sucedesse e um manto conivente de esquecimento e desinteresse instalou-se na sociedade portuguesa. Os próprios militares, mesmo os progressistas, parece nada terem feito para que justiça fosse feita. É uma infâmia! De que matéria é feito este povo? Sinto vergonha e indignação.

Armando Cerqueira

Anónimo disse...

El asesinato de Huberto Delgado, tiene muchas luces y sombras. Que no fué muerto a tiros eso lo sé desde hace muchos años. Como también lo sabía, aparte de otros, su hijo D. Humberto Iva de Andrade da Silva Delgado, su abogado en España, Mariano Robles Romero-Robledo, que aunque en su libro "Asesinato de un Héroe" del año 75, manifestaba que había muerto a tiros, ellos firmaron ante el Juez Especial Instructor de la Causa, la diligencia del 10 de Septiembre de 1965 en la que se demuestra que fué muerto violentamente habiéndole producido infiltración hemorrágica del músculo parietal derecho por contusión producida en vida.

Si teneis alguna pregunta que hacerme y si os puedo contestar, gustosamente lo haré.

Anónimo disse...

Pelas minhas contas dá 47 anos, não dá 46...

Joana Lopes disse...

Pois, mas é bom ver a data do «post», caro Anónimo»: é do ano passado.