23.5.11

Será que 2+2=4?


A notícia anda pelos jornais, até Manuel António Pina referiu hoje os factos na sua crónica, mas nada como ler para crer e ir à fonte, neste caso à página do GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional), no sítio do Ministério da Educação. Lá estão os chamados «Testes Intermédios» da disciplina de Ciências Físico-Químicas para o 9º ano.

O caso mais badalado é certamente o deste complexo problema, para o qual, note-se, era permitido utilizar uma calculadora:

«O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Actualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar.
Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?»

Uma coisa é certa: o meu neto, que acabou de fazer seis anos e não é superdotado, responderia a esta pergunta sem contar pelos dedos.

Num outro exemplo, pergunta-se o que acontece a água a 100ºC: condensação, fusão, solidificação ou ebulição. Ou seja: quer-se averiguar se os alunos do 9º ano sabem que a água ferve a 100ºC…

Para além destes dois casos, há outros ridiculamente, ofensivamente, vergonhosamente, elementares.

Eu não sei qual o objectivo destes testes e, ainda muito menos, o que pode ter na cabeça quem os concebeu, reviu e aprovou. Mas sinto-me gozada e nem sou capaz de exprimir a revolta que me causam! Tudo tem limites, não?
,

4 comments:

Fada do bosque disse...

Tem uma explicação... Institut Tavistock nos países da Europa do sul, com experiências em campo de "estupidificação" de massas. Ignorância predispõe as pessoas a serem controladas de uma forma simples e fácil... não dão trabalho a "domesticar"!

Anónimo disse...

Um dia tornar-se-à evidente que o declínio do ensino coincide com a ascensão das escolas (ditas) superiores de educação, mas para tal é necessário acabar com as ditas cujas o mais depressa possível.

Jorge Conceição disse...

Bem, acho que a primeira pergunta (sendo o pressuposto o seu objectivo) até está mal formulada, pois os planetas que gravitam em torno dos planetas principais (isto é, os satélites), também gravitam em torno do Sol...

Fenix disse...

Subscrevo inteiramente o comentário da Fada...pois não tenhamos dúvidas que é disso que se trata.

Até pelo facto de a Filosofia não pertencer a todos os cursos, que eu defendo que deveria ser ensinada desde a primária, para obrigar os miúdos a questionar e a questionar-se, é revelador.