20.5.11

Sócrates ou Passos? Passo


O título é o de um texto publicado hoje por Daniel Oliveira, no Expresso online, e estou certa de que vai tornar-se viral. Não o retomo por esse motivo, mas sim porque, com uma ou outra pequena diferença de pormenor, o assinaria por baixo.

Destaco:

«Não, lamento, não acho que o PS e este PSD sejam iguais. É verdade que o que Sócrates fará por falta de coragem Passos fará por convicção. Dá, infelizmente, quase no mesmo. Sendo certo que, apesar de serem ambos claramente incompetentes, o primeiro fará o que a troika decidiu e o segundo tentará ir mais longe. E nisso pode haver uma diferença.

Só que uma vitória de Sócrates teria como resultado a sua permanência na liderança do PS. Ou seja, o bloqueio, por mais dois ou três anos, do centro-esquerda e do deprimente panorama político português. E o lento reforço da direita. A médio prazo, a esquerda (eleitorado do PS incluído) acabaria por pagar um preço demasiado alto por esta vitória sem, na prática, ganhar grande coisa.

A questão é esta: se o programa do próximo governo está já decidido, não seria preferível que esta crise servisse para nos livrarmos de Sócrates e iniciar-se uma profunda renovação de toda a esquerda portuguesa? Sem Sócrates tudo ficará em aberto. Com ele, continuará a degradação ideológica e ética do PS e do País. (…)

Isto não está fácil para quem, à esquerda, se resigna ao "voto útil", que, como dizia Adriano Moreira, só é útil para quem o recebe.

A resposta, quanto ao meu voto, é mais simples: nem um nem outro contará com ele. Sou exigente com a democracia e não sou dos que se conforma com a inútil aritmética que transforma o meu voto em arrependimento mais do que certo.»
.

6 comments:

Septuagenário disse...

O verdadeiro PS está para esta candidatura de Sócrates, como o PS de Sócrates esteve para a candidatura de Manuel Alegre.

Joana Lopes disse...

«Verdadeiro PS» = ????

Septuagenário disse...

O Ps profundo=verdadeiro tem alergia a Sócrates assim como o PS de Sócrates teve alergia a Alegre.

Joana Lopes disse...

Pois, meu caro Septuagenário, eu gostaria de o compreender, mas esse PS é tão, tão profundo que deve ter passado á clandestinidade. Ou Sócrates não teria sido eleito numa votação coreana...

septuagenário disse...

Isso mesmo, votação coreana, ou uma de União Nacional ou como lhe queiramos chamar.

Como se chegou a um ponto destes no partido mais representativo dos portugueses?

Dificil não é comprender-me "a minha pessoa" e dificil é descodificar a tal votação coreana.

Sócrates até parece um "anémico", afinal é só "saúde!

Fada do bosque disse...

Será a este PS que o Septuagenário se refere?! mas então a Joana tem razão... é a clandestinidade.