21.10.11

Citações do dia (6)


«A eleição do dr. Cavaco Silva para Presidente da República foi uma das maiores desgraças que sucederam a Portugal e aos portugueses desde 2006.»
Vasco Pulido Valente, Uma desgraça (Público de hoje, sem link)

####

«A direita que nos governa inventou um país de ficção para laboratório dos seus anseios de engenharia social e de experimentação económica. Se depois a realidade for trágica, culpa da realidade. Porque o que os livros que a direita que nos governa lê antecipam é a salvação, a ordem, a força. Tal como Friedman e os Chicago Boys no Chile de Pinochet, o que guia esta direita é uma fezada na recessão redentora (o "ciclo virtuoso", chamou-lhe Vítor Gaspar). (…)
A direita que nos governa está em estado de negação. Recusa-se a aceitar o que já toda a gente percebeu: que a realidade que as suas experiências nos trarão será de contínuo afundamento económico e de apodrecimento social.»
José Manuel Pureza, Laboratório Portugal

####

«Derrubar um ditador é bem mais fácil que construir uma democracia, seja árabe ou outra qualquer.
E o desafio a sério para os rebeldes líbios começa após o cadáver de Kadhafi ter sido exibido. Entre um povo farto de ser governado pelos humores de um déspota durante quatro décadas não foi difícil encontrar quem pegasse em armas para importar a Primavera Árabe. (…)
À frente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Jalil é o rosto visível da nova liderança, um homem que surge sorridente a cumprimentar os estrangeiros que têm visitado a Líbia para saudar o derrube do coronel com quem meses antes faziam negócios. Mas Jalil foi ministro da Justiça de Kadhafi, e se a Human Rights Watch elogia a coragem com que criticava a polícia política do regime, há quem recorde que, como juiz, confirmou duas vezes a pena de morte para as enfermeiras búlgaras acusadas de infectar crianças com sida, o que todos sabiam ser mentira.»
Leonídio Paulo Ferreira, Eles só podem ser melhores que Kadhafi
.

0 comments: