12.12.11

Dito por aí (5)

@João Abel Manta

«Há coisas que não mudam e o ataque às gerações futuras é uma delas. Em Portugal, os governos surpreendem sempre pela criatividade e desfaçatez e os cidadãos pelo conformismo. (…)
Na situação de emergência que vivemos, tudo se passa na maior das tranquilidades. É até possível ouvir o ministro Vítor Gaspar dizer que esta operação é "actuarialmente equilibrada". O cálculo actuarial é usado para determinar o risco dos seguros e das finanças e, se o ministro fez as contas, deveríamos ficar descansados. Mas eu não fico, porque ele não vai estar lá para responder quando eu for pensionista e pedir a devolução do dinheiro que lhes confiei. Adeus reforma.»

*****

«Não é preciso ir muito atrás na história da Europa para descobrirmos momentos em que comunidades inteiras falharam, em que países semearam a destruição, em que se cometeram as mais terríveis atrocidades. Fossem, após esses acontecimentos, merkels e sarkozys a decidir o futuro e ainda tínhamos os povos responsáveis por esses, muitas vezes, colossais erros de castigo. É, no fundo, o que está a ser feito. Estamos na presença de uma nova teoria: a doutrina do castigo. Há que castigar milhões e milhões de pessoas, pô-las no desemprego, falir empresas, recuperar as sopas dos pobres. E porquê? Porque se portaram mal.»
Pedro Marques Lopes, A doutrina do castigo

*****

«Agora está claro: não existe, no interior da União Europeia, nenhuma vontade política de enfrentar os mercados e resolver a crise. Até há pouco, atribuiu-se a lamentável actuação dos dirigentes europeus à sua desmedida incompetência. Mas esta explicação, ainda que correcta, não basta, sobretudo depois dos recentes “golpes de Estado financeiros” que puseram fim, na Grécia e na Itália, a certa concepção de democracia. É óbvio que não se trata só de mediocridade e incompetência, mas de cumplicidade activa com os mercados.»
.

1 comments:

Anónimo disse...

e nós por aqui preocupados com estas coisas fúteis de dívidas....


Ó PESSOAL... MANDEM JÁ A "AJUDA HUMANITÁRIA" IGUAL À QUE DEMOS À LÍBIA PARA A ARÁBIA SAUDITA...

Arábia Saudita?!?! Pera lá... este não é aquele país do petróleo? Ei pois é...

Esqueçam o Pedido... não nos devemos imiscuir na Política e Religião de países soberanos...

P.T.: Bruxas... Cuidado que eles andam por aí!