21.12.11

Uma exposição em Lisboa: «A Poster For Tomorrow»


(Contributo de Jorge Pires da Conceição.)

Está patente ao público no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (situado no 1º piso do Picoas Plaza, Rua Viriato), a exposição dos 100 cartazes seleccionados no concurso internacional de 2011 da Poster For Tomorrow, este ano subordinado ao tema «O Direito à Educação».

«A Poster For Tomorrow» é uma associação não governamental criada em França em 2009 e que pretende através da comunicação gráfica despertar a cidadania dos povos e abalar a consciência social das sociedades politicamente constituídas. Adoptou como prática principal (para além das workshop pan-africanas) o lançamento anual dum concurso internacional sob cada um dos Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, sendo por isso o 10 de Dezembro de cada ano a data de referência para a exposição simultânea em diversas cidades de todo o mundo.

Reproduzem-se as palavras de Hervé Matine, o fundador de «A Poster4Tomorrow»: «O futuro do nosso planeta está nas nossas mãos. Se quisermos criar um mundo melhor onde todos queiramos viver juntos, temos de nos dotar de uma consciência social e participar activamente no debate social. Assim, os sítios das redes sociais constituem-se hoje como a ferramenta mais eficaz colocada à nossa disposição. O nosso sucesso enquanto iniciativa independente deve-se a cada ligação estabelecida e transmitida através destes media. A internet é actualmente o nosso media para amanhã”.

Lisboa recebeu a 1ª edição deste concurso em 2009, sob o tema «The pencil is mightier then the sword», referente ao Direito à Informação, mas não expôs o do ano passado, «Death is not justice», sobre o Direito à Vida. No entanto, nos 100 cartazes seleccionados em 2010. figuravam três trabalhos de jovens artistas gráficos portugueses. Embora com atraso, conseguiu-se trazer a Lisboa a edição deste ano, com o apoio e a responsabilidade da UNICEF Portugal, da Fundação Gonçalo da Silveira e da secção portuguesa da UNESCO.

A exposição poderá ser visitada todos os dias úteis, das 10 às 20 horas, até 30 de Dezembro.
.

0 comments: