25.1.12

Coragem


«"Corajosos" são hoje os que, humilhados e ofendidos, sobrevivem sem ceder à tentação da servidão; os que não traem por um prato de lentilhas ou uma assessoria; e todos aqueles (jornalistas, magistrados, funcionários, cidadãos em geral) que, em tempos de debandada moral, teimam, apesar de tudo, em manter-se inteiros.»

A última crónica de Pedro Rosa Mendes na Antena 1, hoje, foi também sobre coragem. A propósito do genocídio no Cambodja e da democracia em Portugal. Muito mal vai um país que (já) cala esta voz.



«Tenho para mim que as escolhas limite se fazem todos os dias, no nosso quotidiano, e duvido muito que quem vive de espinha dobrada em tempo de paz, em tempo feliz como é – já nos esquecemos – o tempo democrático, seja capaz de endireitar a espinha em tempos difíceis.»
.

5 comments:

Raimundo Narciso disse...

Com posts destes, minha amiga, assim não vais lá. Ainda perdes o "trabalhinho".

Joana Lopes disse...

Perco parte da reformazinha, Raimundo, com posts ou sem eles...

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Não me sai nada de jeito para comentar mais este atentado às liberdades fundamentais de qualquer sociedade Democrática. Resta-me saudá-la pelo seu papel na denúncia destas "enormidades".
Abraço
Rodrigo

Se me permite aproveito para enviar ao Raimundo Narciso, um abraço.

Joana Lopes disse...

Obrigada, Rodrigo, vai-se tentando denunciar umas coisas...

meirelesportuense disse...

Que não é fácil assistir a este espectáculo terrível sem reagir de forma agressiva é mesmo verdade, eu vou pensar na possibilidade de cortar de vez o pio às televisões -o meio mais directo de comunicação- porque é difícil escutar tanta coisa que escutamos, assistir a tanta coisa que vemos, que muitas vezes chega a ser estóico o papel de quem vê isto contra todas as suas convicções sem gritar aos quatro ventos: -TIREM-ME DESTE FILME!!!...