28.5.12

28 de Maio de 1926 - Data sinistra...



Dia sinistro e decisivo para a nossa História, esse que pôs termos à 1ª República, daria mais tarde origem ao Estado Novo e que era devidamente assinalada todos os anos até… 1973. 

Foi num 28 de Maio, mais concretamente em 1936, no 10º aniversário da «Revolução Nacional», que Salazar proferiu um discurso que viria a ficar tristemente célebre: 




Em 1966, no 40º aniversário, para assistir às celebrações, em Braga, Salazar, então com 77 anos, viajou pela primeira vez de avião até ao Porto – entre os outros passageiros, acompanhado pela governanta. 



Mas não se vê, neste vídeo, uma frase do discurso que deixou o país suspenso: «Eis um belo momento para pôr ponto nos trinta e oito anos que levo feitos de amargura no Governo». Mas Salazar continuou: «Só não me permito a mim próprio nem o gesto nem o propósito, porque, no estado de desvairo em que se encontra o mundo, tal acto seria tido como seguro sinal de alteração da política seguida em defesa da integridade da pátria»

E ficou no cargo até cair de uma cadeira abaixo!...

Há quem não considere politicamente correcto recordar Salazar e os seus discursos. Não concordo: é importante «sentir» de onde vimos e para onde não queremos voltar.
.

1 comments:

Nelson Mendes disse...

Carissima, linkei aqui
http://www.cousasliberaes.com/2012/05/28-de-maio-cavaco-e-transparencia.html.
Levanta uma série de óptimas questões.
Cordialmente