7.5.12

«A democracia nasceu em Atenas quando Sólon anulou as dívidas dos pobres»



Há quase um ano, por iniciativa de Mikis Théodorakis, o compositor grego que se transformou num dos símbolos da luta contra a ditadura dos coronéis, e de um movimento de cidadãos independentes por ele criado para resistir «às pressões impostas pelos Estados Unidos, FMI e EU», foi lançado um texto-apelo que merece ser hoje recordado: 

«Nós saudamos as dezenas de milhares, as centenas de milhares dos nossos concidadãos, a maior parte jovens, que se juntaram nas praças de todas as grandes cidades para manifestar a sua indignação aquando da comemoração do memorando (acordo assinado entre o governo grego, a UE, o FMI e o BCE, em Maio de 2010 e desde então regularmente renovado), exigindo a partida do governo da Vergonha e de todos os políticos que geriram o bem público, destruindo, roubando, e escravizando a Grécia. O lugar de todos estes indivíduos não é no Parlamento, mas na prisão. (…) 

Não há outra solução se não substituir o actual modelo económico europeu, concebido para gerar dívidas, e regressar a uma política de estímulo da procura e do desenvolvimento, a um proteccionismo dotado de um controlo drástico da Finança. Se os Estados não se impõem aos mercados, estes últimos engolem-nos, ao mesmo tempo que a democracia e tudo o que a civilização europeia alcançou. A democracia nasceu em Atenas quando Sólon anulou as dívidas dos pobres face aos ricos.»

(Texto integral aqui.)

***** 

«Pathos for Freedom» é uma canção que Mikis Theodorakis compôs para assinalar a união de esforços contra a ditadura militar que governou a Grécia entre 1966 e 1974. Hoje é de novo cantada e há quem explique porquê: «It is because we are counting -- by singing the very same song -- our injuries from the ongoing crisis, from a "non-stop Greek tragedy," according to the beloved title of the world media. At last, little by little, we also restart counting our international friends who have supported us in overcoming this crisis. What we cannot be accused of having invented the tragedy of the world debt crisis. Yes, we invented the tragedy (Thespis), but we also invented the comedy (Aristophanes). We were the pioneers of philosophy (Socrates, Aristotle) and mathematics; the globe owes the terminology of today's medicine, zoology, phytology, astronomy, geometry (Euclid's) and physics (Archimedes) to Greece.»


.

2 comments:

Septuagenário disse...

"«A democracia nasceu em Atenas quando Sólon anulou as dívidas dos pobres»"

Apenas li esta parte.

Não acredito "nadinha" nesta frase.

É bonita mas é falsa.

Nos dias de hoje, claro, com aquilo que vemos.

Joana Lopes disse...

Caro Septuagenário, a frase não se refere aos dias de hoje mas ao tempo de Sólon...