19.6.12

Grécia como vítima



O texto que Paul Krugman publicou há dois dias, no York Times – Greece as Victim – já correu mundo e, concorde-se muito, pouco ou quase nada, merece ser lido. 

Alguns excertos traduzidos: 

«Desde que a Grécia começou a patinar, muito temos ouvido sobre tudo o que há de errado naquele país. Algumas das acusações são verdadeiras, outras falsas – mas todas passam ao lado da questão. Sim, há grandes falhas na economia grega, nas suas políticas e, sem dúvida, na sua sociedade. Mas não foram essas falhas que provocaram a crise que está a rasgar a Grécia e que ameaça espalhar-se por toda a Europa. 

Não: as origens deste desastre estão mais a Norte, em Bruxelas, Frankfurt e Berlim, onde os governantes criaram um sistema monetário profundamente – talvez fatalmente – falhado e complicaram depois os problemas (…). E a solução para a crise, se existir, terá de vir desses locais. (…) 

A Grécia, embora não isenta de pecados, está em apuros principalmente devido à arrogância dos líderes europeus, a maioria vinda de países ricos, que se convenceram de que uma moeda única, sem um governo central, era viável. E estes mesmos líderes tornaram a situação ainda pior insistindo, contra todas as evidências, em que os problemas com a moeda única eram provocados por comportamentos irresponsáveis dos europeus do Sul, e em que tudo funcionaria se as pessoas estivessem dispostas a sofrer um pouco mais.
Isto leva-nos às eleições gregas de Domingo, que acabaram por não resolver nada. A coligação governamental anterior pode ter conseguido manter-se no poder (…). Mas os gregos não podem, de modo algum, resolver esta crise. 

A única forma de o euro poder talvez se salvar (talvez…) será se os alemães e o Banco Central Europeu se convencerem de que são eles que têm de mudar de comportamento, gastando mais e aceitando uma subida da inflação. Se isso não acontecer, a Grécia ficará basicamente na história como vítima do excesso de confiança alheia».

P.S. – Leitura complementar, em contraponto: Euro-Zone Leaders Tired of Criticism from Abroad
 .

3 comments:

voz a 0 db disse...

Como não podia deixar de ser... "as origens deste desastre estão mais a Norte" só podia ser afirmação da máfia ao serviço dos mesmos do costume!

Então as origens deste desastre estão a norte?!?! Que lindo que é este bacano... Se estivesse sob sérios efeitos de drogas legais para a paranóia até acreditava, mas mesmo assim, só por breves instantes...

A origem deste problema estava e está e estará nos Bancos JPMorgan, BoA, Wells Fargo, CityBank, Goldman Sachs Bank, na querida "City of London" e na bela Federal Reserve (o Banco Privado das Famílias, controlado à distância pelo BIS)...

Assim sendo pouco ou nada vale o que este bacano diz ou deixa de dizer... Mas infelizmente o Sistema Monetário controla os M.C.S. e como tal controla as MENTES das MANADAS e estas continuam a pastar!

Joana Lopes disse...

Alguma das entidades que cita fica «a Sul»???

voz a 0 db disse...

Bom... Acho que "a Sul" apenas existe Deserto!!!!

E pouco importa qual o ponto cardeal para orientação! Estas entidades são PLANETÁRIAS... Uns apelidam de Globais!
Afinal de contas são os DEUSES da nossa Civilização!