24.7.12

Espanha: ilegais com HIV sem direito a medicação



Lê-se e não é fácil acreditar: em Espanha, a partir de 1 de Setembro, entre muitos outros doentes, alguns milhares com HIV (entre 2.700 e 4.600, segundo as estimativas) deixarão de ter direito a medicação adequada, por serem estrangeiros em situação ilegal.

Os médicos falam de «condenação à morte» dessas pessoas (consequência mais ou menos imediata da falta de medicação), de aumento do número de casos resultantes da aplicação da medida, de crescimento de doenças associadas e de transmissão materno-fetal.

Sublinham que a poupança prevista não será real pelos custos associadas às consequências inevitáveis e recusam também, liminarmente, a extraordinária proposta do ministério da Saúde no sentido de serem as ONG (sem competência) a ocuparem-se do tratamento destas pessoas.

Antes de ler a notícia, ao ouvi-la na rádio, tentei imaginar como teríamos reagido se nos fizessem ver este filme, por antecipação, há uns dez ou mesmo cinco anos. Esta espécie de regresso da magnânima Europa do Estado Social a um comportamento digno da Idade Média em tempos de peste negra, quando eram perseguidas ou desprezadas algumas minorias. Esta frieza guiada por números de deficits, mercados e especulações, sem fim à vista.

A etapa que se segue é pôr estes imigrantes ilegais (certamente não europeus na sua esmagadora maioria) de quarentena para não nos contagiarem? Algum espanto?

(Fonte)


P.S. - Ler: Espanha deixa de ser exemplo na Saúde

2 comments:

voz a 0 db disse...

Se for não terem direito às Drogas para a TARV... Que sorte a deles!

Já para nem referir a verdadeira fraude que são os "testes"...

alf disse...

vêm aí os campos de concentração...