7.7.12

No Verão, era assim



Na primeira metade do século XVIII, a cidade de S. Petersburgo viu-se rodeada de palácios e parques sumptuosos, onde os czares e os seus próximos passavam os meses de Verão.

O mais célebre é sem dúvida Peterhof (Jardim de Pedro), a 30 quilómetros da antiga capital russa, um extraordinário conjunto de edifícios e de jardins, mandado construir por Pedro o Grande.

O centro é o Grande Palácio que hoje vi demoradamente e que não tinha podido visitar quando cá estive há nove anos (não me recordo se por estar em obras ou se por ser dia de encerramento semanal).

Peterhof é inspirado em Versailles, mais pequeno, mas com fontes e cascatas em maior número e mais espectaculares – o seu verdadeiro cartão-de-visita. Um canal liga o Grande Palácio ao Mar Báltico, mais concretamente ao Golfo da Finlândia. Os jardins são lindíssimos.

O interior do Palácio é superluxuoso (infelizmente, não é permitido tirar fotografias e as que reproduzo são recolhidas na net) e sublinhe-se que uma parte significativa do recheio foi retirada e transportada para outros locais da Rússia antes dos ataques alemães durante a II Guerra Mundial, o que permitiu uma reconstituição fiel, que teve início logo em 1947. 

Enfim, Pedros e Catarinas não viviam nada mal!... Mas claro que Peterhof foi aberto ao público desse 1917 e é hoje visitado por multidões de turistas do mundo inteiro. «Vaut le voyage», como me diz o meu (excelente e recentíssimo) Guia Michelin – sem dúvida. 





.