17.8.12

Catedral de Cristo Salvador, Moscovo, 2012



Não sei se a página da Wikipedia sobre a Catedral de Cristo Salvador, em Moscovo, será hoje actualizada, mas devia sê-lo. A igreja tem uma história já se si um pouco louca, como aqui sublinhei, mas desde hoje com um novo capítulo.

Inaugurada em 1883, por ocasião da coroação do imperador Alexandre III, foi dinamitada no início da década de 30 do século XX, por decisão de Estaline, não chegou a ser substituída, como planeado, por um «Palácio dos Sovietes encimado por uma estátua de Lenine com 98 metros, o enorme «buraco» deu origem a uma gigantesca piscina pública durante o reinado de Nikita Khrushchev, no fim da década de 50, e foi reconstruída e reinaugurada em 2000, depois da queda da URSS, por iniciativa do Patriarca de Moscovo.

É uma bela imagem-resumo da história recente de Moscovo e não só, mas o local viveu agora mais um episódio notável. É importante que fique registado que, no início de 2012, umas garotas tiveram a ousadia de profanar o templo pedindo a Deus que afastasse Putin e que, por esse motivo, foram hoje condenadas a dois anos de prisão.

O pior, mas mesmo o pior, é que não dá para imaginar o que o local, ou outro semelhante, poderá ainda protagonizar em 2022, 2032 e por aí fora. 
.

1 comments:

Anónimo disse...

penso q os protestantes nos paises democráticos deveriam fazer isso nas respetivas catedrais,sinagogas,etc,tal e qual como fizeram as Pussy Riot.Isso é que era bom e,diz-me um passarinho q há muitos Putins:olha,o Camerão da inglaterra,for instance...
Os Talibans tb invadiram a embaixada da ONU no Afeganistão.