23.9.12

Os números e as pessoas


A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) «é um organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como finalidade promover e defender a Justiça e a Paz, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja». Actualmente, é presidida por Alfredo Bruto da Costa. 

Quando as posições da Igreja deixam muitas vezes tanto a desejar quanto a firmeza e frontalidade, vale a pena não deixar de sublinhar um Comunicado divulgado pela referida Comissão: «Os Números e as Pessoas»

 Um único excerto e a recomendação de leitura na íntegra

«Pelo que respeita às notícias veiculadas pelo Governo quanto à 5ª avaliação da Troika, a primeira nota que ressalta é a de um discurso determinista e fatalista, do «caminho único» e do «não há outra via», quando o mais verdadeiro e humilde seria o de dizer "eu não conheço outro caminho", ou "eu não sou capaz de seguir outra orientação". E note-se que algumas das vias alternativas foram fechadas pelo próprio Governo, através da total aceitação dos ditames da Troika, com pública declaração de concordância. Só aqui, reconhecendo aos credores o direito de ditar, em nome de uma "credibilidade externa", amputou o país de uns quantos graus de liberdade. Esqueceu-se que os credores não são um grupo qualquer de agiotas, mas instituições internacionais de que Portugal é membro, com deveres e direitos. Pelo menos neste contexto, seria exigível um comportamento civilizado, justo e solidário entre todas as partes.» 
.

0 comments: