13.2.13

Polícias nos querem, desobedientes civis nos terão



O Jornal de Negócios informa hoje que «Todos os consumidores finais estão obrigados a garantir que a generalidade dos comerciantes e prestadores de serviços lhes passem uma factura. Se não receberem no acto da compra, e não a exigirem, podem ser multados. (...) Dar o número de contribuinte não é obrigatório, mas nome e morada podem sê-lo.»

Aparentemente, a coima varia entre os 75 e os 2000 euros.

Será que estas luminárias não sabem que o civismo não se decreta nem se educa com ameaças? E vão pôr em cada esquina um polícia? Ou esperam que os clientes da tasca vão a correr denunciar o vizinho que não pediu o papel pelo bagaço que bebeu?

Mas há que ver sempre o lado positiva das coisas. Ao contrário de muitos, até fico cheia de esperança: se cada português consciencializar que é já um desobediente civil, e que continuará a sê-lo (alguém tem dúvidas?), talvez isto esteja na origem de um excelente passo em frente para que se envolva em acções mais consistentes que apeiem estes governantes incompetentes e impeçam que outros mais ou menos semelhantes venham a substituí-los.

Soubesse eu fabricar badges e este já estaria na forja.

3 comments:

vertical-align disse...

http://www.alibaba.com/trade/search?fsb=y&IndexArea=product_en&CatId=&SearchText=customized+badge

karlos disse...

Devia se assim para todos os blogues.

António P. disse...

Força, Joana...mesmo não sabendo fabricar badges há de conhecer alguém que o saiba.
Eu subscrevo já e divulgo.
Há que parar estes bandidos.
Cumprimentos