22.4.13

Está tudo doido?



Segundo notícia do Público de hoje, muitos pais de crianças que frequentam o 4º ano precipitam-se para centros de explicações, em pânico com o terrível risco que os seus herdeiros correm para o resto da vida, caso tenham uma nota menos boa em algumas provas que têm o peso de 25% na classificação final do ciclo que frequentam.

Associações de Pais, de Professores e Psicólogos já vieram explicar que nada justifica este comportamento e que é o discurso dos adultos sobre os exames, que pode deixar as crianças ansiosas. Sublinham também os prováveis efeitos nocivos da sobrecarga que representam, para crianças de 9 ou 10 anos, horas adicionais de explicações depois de um dia inteiro na escola. Em vão, aparentemente.

Claro que os adversários da existência de exames, ainda por cima em locais fora da «zona de conforto» habitual, culpam a mesma de todos os males, mas isso é uma outra questão. Nada justifica este drama mais ou menos histérico, criado por paizinhos em busca de sensações fortes. 
.

1 comments:

antonio paulo disse...

a obsessão..
Mas nas últimas décadas o trabalho começou a esgotar-se. Há cada vez menos trabalho por causa da evolução tecnológica. Podia ser uma boa notícia – vamos trabalhar menos e ter tudo o necessário. Mas é o contrário que acontece. As pessoas vão para o desemprego, não há uma verdadeira redistribuição da actividade, e os que estão no desemprego são também afastados do consumo.

O que contraria a lógica do sistema.

Sim, os que já não podem trabalhar já não têm dinheiro para consumir. É uma espécie de auto-abolição do capitalismo. Numa fábrica faz-se uma camisa em cinco minutos quando anteriormente um artesão precisava de uma hora. Isto significa que há menos trabalho investido na camisa. Numa sociedade racional diríamos “vamos fazer a mesma camisa que anteriormente, mas trabalhando apenas cinco minutos”. Mas é o contrário que acontece: obriga-se o operário a trabalhar mais, a fazer mais camisas, e depois é preciso vendê-las. Se se produz cada vez mais, é para contrariar o facto de que em cada mercadoria é investido menos trabalho e portanto a mais-valia é mais reduzida.
http://www.publico.pt/destaque/jornal/o-que-faremos-se-o-sistema-ja-nao-conseguir-criar-trabalho-26412168