4.9.13

Ainda sobre a Síria



Ler: Obama, Hollande e o tempo perdido, de Ana Sá Lopes.

«Obama e Hollande, as duas últimas esperanças da esquerda europeia, estão em vias de embarcar juntos num inconcebível ataque à Síria. As coisas nunca foram simples, mas estão cada vez mais difíceis: enquanto Obama se transformou num émulo de George Bush, Hollande consegue, perante a Síria, ter uma posição de longe mais vergonhosa do que o seu antecessor Jacques Chirac teve, na época, em relação ao Iraque.»

(Foto daqui. Não deixar de ler o texto que a explica.)
.

1 comments:

AMCD disse...

Devia haver uma intervenção militar da comunidade internacional na Síria, enquadrada pela ONU. O que vem acontecendo e está a acontecer é inadmissível.

Já não estamos na Idade Média. Esse argumento de deixar que o povo Sírio resolva o problema por si só, não é sensato. Pode um condenado no cadafalso defender-se do algoz?

Como seria se defendêssemos que os judeus se deveriam libertar pelos seus próprios meios dos nazis, no tempo do nazismo?

Uma intervenção militar impõe-se. O povo livre da Síria luta, é certo, mas a desigualdade de meios é gritante, e é assim desde o princípio, quando o conflito ainda não era considerado uma guerra civil, o que responsabiliza mais Assad pelos morticínios. Assad deve ser julgado no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. Saliento: crimes contra a humanidade. Não é só o povo sírio. Lamento, mas não subscrevo o Daniel, nem as posições da esquerda portuguesa neste assunto.