4.12.13

Diana Andringa: Old habits die hard...



Crónica de Diana Andringa, Antena 1, «Última Página», 2 de Dezembro de 2013.

«Tenho à minha frente uma fotografia. Mostra três homens: à direita, na foto, Mari Alkatiri, antigo primeiro-ministro de Timor Leste, olha para fora de campo; ao centro, Luís Campos Ferreira, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, olha, sorrindo amplamente, para a sua direita – onde Xanana Gusmão, actual primeiro-ministro de Timor-Leste, exibe, aberta frente ao peito, uma camisola da Selecção Nacional Portuguesa de Futebol, com o número 7 – o de Cristiano Ronaldo – que, tudo o indica, o governante português acabara de oferecer-lhe.

A fotografia foi tirada a 29 de Novembro, durante a cerimónia de apresentação pública da Associação de Amizade Timor-Leste/Portugal em Dili.

Luís Campos Ferreira, que, na véspera, acompanhara as cerimónias de celebração da Independência, encontrava-se em Timor-Leste em visita oficial que, segundo fora anunciado por um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, seria “uma oportunidade para abordar o estado das relações bilaterais e as perspectivas de as reforçar em novos domínios económicos”.

Quanto à Associação de Amizade Timor-leste / Portugal, de que tanto Xanana Gusmão como Mari Alkatiri são fundadores, representa a vontade do povo timorense de reforçar as relações com o povo português. Nas palavras de Alkatiri, “todos sabem que as relações entre os povos, os Estados e os governos são as melhores possíveis. É tempo de a sociedade civil se organizar e apresentar propostas claras ao nível educativo, social e económico.”

Olho de novo a fotografia e interrogo-me: é certo que Xanana gosta de futebol e que, em Timor-Leste, se vêem os jogos em que Portugal intervém. Mas será uma cópia da camisola do capitão da selecção portuguesa de futebol o melhor símbolo para reforçar as relações bilaterais entre um país colonizador e uma sua antiga, mas ainda recente, colónia? Talvez que, na próxima visita de um governante espanhol a Portugal, possa oferecer ao primeiro-ministro ou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros uma camisola de Iker Casillas?»
.

1 comments:

septuagenário disse...

Independentemente...neste momento discretamente Ramos Horta está tentando salvar a Guiné-Bissau.

Uma coisa é certa, os timorenses reconhecem a força das velas acesas certa noite em Portugal.

Mas isto da camisola do Ronaldo, já com o Eusébio era a mesma coisa na outra fase.

Não dá para mais.

Como podíamos sobreviver sem estratagias de génio?