5.1.14

5 de Janeiro – Quando perdemos Eusébio e Malangatana



Mais ou menos inconscientemente sempre associei Malangatana a Eusébio, certamente por terem ambos nascido na mesma cidade (e naquela em que eu nasci também), por serem dois grandes, muito grandes moçambicanos mais ou menos contemporâneos, por terem deixado tantas marcas em Portugal também.

De Eusébio nada tenho a dizer que não tenha sido repetido à exaustão, de Malanga sim, e já o escrevi, porque tive o privilégio de conhecer mais ou menos bem aquele que sempre me tratou carinhosamente por «patrícia».

De que este se tinha ido embora há mais ou menos três anos não tinha dúvidas e, por uma estranha intuição, fui confirmar a data: 5 de Janeiro de 2011. Os moçambicanos, e nós também, passarão a associar 5 de Janeiro a duas grandes perdas, daquelas que sabemos serem inevitáveis mas que esperamos secretamente que nunca virão a acontecer. 
.

2 comments:

septuagenário disse...

Eusébio sozinho diz mais a Portugal que um simples pontapé na bola ou uma victória no BenficaxReal Madrid.

Ultrapassa os três éfes.

Eusébio, terá sido um africano pioneiro numa selecção europeia.

Eusébio não entrou por Lampedusa.


Antonio disse...

Alguns políticos, invejosos...apercebem-se que Eusébio- nunca foi afectado pelo poder, sem indícios de corrupção, que eles sempre procuraram... Foi explorado (pelos políticos)quando eles o exibiram para angariar votos e ascender ao poder em seu próprio benefício. Eusébio, genuino, explorado pela sociedade, cativou os portugueses que o viram com imagem que ele sempre nos apresentou. Não sejam invejosos... políticos. Já estragaram o país deixem o povo sonhar com os seus heróis. Vocês são desilusão