26.2.14

Maias, agora mais tardios



Tal cmo os maias se fora espalhando e descendo através do território da actual Guatemala depois do declínio do período clássico da sua civilização, também eu estou agora muito a Sul de TIkal, mais concretamente a Sudoeste, e as ruínas que hoje vi foram as de Ixmché – «ixim» de milho e «ché» de lugar.

A cidade foi fundada por Kikab, o Grande, em 1470 e era governada por quatro senhores, responsáveis por todas as questões administrativas, religiosas e bélicas. Mas não teve vida longa já que os espanhóis, chegados em 1524, se encarregaram de rapidamente a destruir e abandonar.

Quatro grandes praças e duas pequenas, muito arborizadas, cada uma com ruínas de dois ou mais templos e de áras residenciais, formam um conjunto muito agradável, mas não resistem à comparação com Tikal, Cópan ou mesmo Quiriguá. (Eu devia era ter começado por Ixmché…) Vale a pena ver o vídeo que dá uma boa visão de conjunto e explica detalhes.

Mais: mesmo sabendo-se que todas as comparações devem ser relativizadas, quem já viu Machu Picchu, no Perú, contemporâneo de Ixmché, não pode deixar de fazer uma grande vénia aos Incas e ao seu engenho.





.

0 comments: