8.3.14

A Pompeia das Américas



Em Joya de Cerén encontra-se um dos mais importantes patrimónios arqueológicos de El Salvador, sobretudo porque apenas aqui, tal como em Pompeia, podem ser observados pormenores da vida quotidiana – neste caso dos maias, até ao início do século VII d.c. Por volta do ano 600, uma erupção do Vulcão Loma Caldera destruiu completamente o local que ficou coberto por três metros de cinzas até ser descoberto em 1976.

Tipicamente, as casas familiares tinham duas divisões, onde se vêem camas de pedra (1ª foto, depois deste texto), sendo cozinhas e outras áreas usadas comunitariamente (2ª, 3ª e 4ª fotos), tal como uma espécie de sauna (5ª foto). Uma importância especial era dada à casa do curandeiro (6ª foto). O vídeo ajuda a ter uma visão global.

As escavações, iniciadas em 1976, foram interrompidas por causa da guerra civil, mas retomadas entre 1989 e 1996. Em 1993, o sítio foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, precisamente pelo seu contributo para a conhecimento da vida quotidiana de uma civilização tão antiga. Justissimamente, já que se trata de um local único no seu género.








.

0 comments: