7.4.14

Direito ao trabalho? Onde ele já vai...



«Mario Draghi tem medo. Mais do que do Frankenstein da deflação, dos desempregados que possam vir a percorrer as ruas como fantasmas sem destino. Tem medo daqueles que talvez nunca mais venham a conseguir emprego, os excluídos ou os “falhados” da cultura americana.

Adam Smith, defensor do capitalismo ético, dizia para não se tirar aos pobres a única coisa de valor de que dispunham: o trabalho. É isso que a Europa, dita solidária, ainda mais com esta austeridade cega, está a tirar definitivamente a milhões de pessoas. O problema é que o mundo onde o trabalho era um símbolo ético de existência está a chegar ao fim. (...)

No artigo 58 da Constituição Portuguesa escreve-se: “Todos têm direito ao trabalho”. Erro. Deixaram de o ter. Porque a dinâmica das sociedades de mercado levou a isso. E tal não é analisado nem à direita nem à esquerda. O problema do desemprego só assustará as elites quando for tão amplo que deixe de ser controlável e as sociedades (democráticas ou outras) possam implodir. Esta crise está a funcionar como laboratório de um mundo que ainda não conhecemos como irá funcionar. Mas onde o emprego está a deixar de ser um direito.»

Fernando Sobral, no Negócios.
.

2 comments:

Blondewithaphd disse...

Há tantos problemas com este "direito" que chego a pensar que o maior de todos é a palavra "trabalho" só por si.

Unknown disse...

Distribuir o trabalho que há por todos? Assim todos tinham trabalho - que é parte do que nos define - e todos tinham tempo livre.