31.5.14

Na vida real


@Joe Fenton

«Na vida real, o Tribunal Constitucional veta leis. Acusar os juízes de facciosismo político é marrar contra o espelho sem querer parti-lo: os juízes foram coerentes com os acórdãos anteriores. Ou se muda a Constituição ou se mudam as leis. (...)

Na vida real, os funcionários públicos não sabem a quantas andam e, provavelmente, já nem querem saber. (...)

Na vida real, o povo vota, vota a favor e vota abaixo. Mais do que votar contra aquilo que não gosta, vota contra aquilo em que não acredita. Ou em quem não acredita. O povo português suportou a austeridade durante bastante tempo, provavelmente por aceitar que ela seria necessária, mas deixou de acreditar que era limitada (os cortes temporários são permanentes) e que tinha um propósito maior do que o défice nosso de cada ano. (...)

Na vida real, os partidos que não vingam, vingam-se. O PS está a vingar-se de Seguro. António Costa não está a trair mais do que Matteo Renzi traiu Enrico Letta — e Renzi é a nova coqueluche da democracia europeia. O problema de Costa não é o desafio a Seguro, que é legítimo, é ter sido eleito há meia dúzia de meses pelos cidadãos de Lisboa, que foram trampolim. Qual é a diferença entre Costa deixar Lisboa para ir para o Governo e Barroso ter deixado o Governo para ir para Bruxelas? Uma é Barroso ter fugido de uma derrota enquanto Costa corre para uma vitória. Outra é ter boa imprensa. Mas isso, na vida real, acaba num ápice.» (...)

(O link funciona para quem tiver acesso ao Expresso online.) 
.

2 comments:

Victor Nogueira disse...

Que faz correr costa para afrontar seguro com um ano de atraso e uma vitória do PS no contexto da derrocada da social democracia europeia e deixar a corrida ao cadeirão de belém, no sossego e na vizinhança da praça do comércio, para se lançar no caldeirão de s.bento ao rato ?

Niet disse...

O grande Jornalista, P.S. Guerreiro,mostra como tem hoje o máximo valor a frontalidade e acutilância, sem temer nem tremer:O que faz correr Costa, quem manipula quem? Claro, Seguro não conseguiu articular uma " ideia " nova e substantiva na memória do povo, há alguns meses a esta parte. O que é muito...pouco, é evidente! Sabem o que está a desencadear de novo a polémica contra o poder dos Média nos USA? O relato por um antigo agente da central de inteligência do processo que ia colocando na cadeia um jornalista famosissimo do NY Times, James Risen, por causa da publicação do seu livro sobre " O Estado de Guerra ", que desvendou a ameaça bélica de GW. Bush para aniquilar o Irão em 2005! O poder não escolhe meios para censurar...por invios caminhos, se for caso disso! Niet