26.6.14

Números, só números



«Este Governo alimenta-se de números. Faz concorrência, na galeria dos glutões, a Obélix (obcecado por javalis), a Garfield (apaixonado por lasanha) ou às Tartarugas Ninja (fixadas na pizza).

Mas se estas personagens de ficção amam comida real, o Governo delira com os números do défice, da dívida pública, dos impostos que cobrou, dos cortes de salários e pensões que sonha cortar. A sua grande ambição é transformar cada cidadão português num único número. É um caso patológico, porque os números, uma parte importante da vida dos cidadãos e das sociedades, não esgotam tudo.

O Governo, claro, é guloso: só gosta de números embrulhados em açúcar. Esquece, sempre, aqueles que azedam no seu estômago. (...)

Os números são cruéis: nos últimos dois anos deixaram o país mais de 250 mil portugueses, que tiveram de ir procurar futuro no estrangeiro. O Governo é uma espécie peculiar de Tartaruga Ninja: só come pizzas com origem em Bruxelas ou em Berlim. Rebentará de colesterol mas antes, em nome dos números, destruirá a dieta nacional.»

Fernando Sobral, no Negócios.
.

0 comments: