Convido-vos a utilizar 10 minutos do vosso tempo com a leitura de um texto de Vavá Oliveira no Passa/Palavra – Guiné-Bissau: uma luta por luz e água – a propósito da acção do «Movimento Luz e Água» (MLI) naquele país.
«Actualmente, o movimento está a trabalhar numa campanha por luz e água nos bairros de Bissau. A finalidade é levar à população o nosso manifesto. Para isso estamos a trabalhar nos bairros e liceus de Bissau. A nossa meta é fazer com que, a curto prazo, a EAGB [empresa pública de luz e água] se submeta ao controle social. A médio prazo, queremos criar dois conselhos nacionais de gestão democrática dos recursos naturais e outro de gestão da luz e água. E a longo prazo queremos que a EAGB seja completamente gerida pelo povo, pois assim nos garante a nossa constituição nos artigos 2 e 3. No art. 2, diz que o povo pode exercer o poder político directamente ou através de seus representantes. E no art. 3 diz que a cidadã ou cidadão têm o direito de participar na gestão pública. Nós queremos que isso seja respeitado.» – Ailton J.
*****
O MLI tem também em curso uma campanha de angariação de fundos para a reabilitação da estrutura física e a compra de materiais didácticos para a Escola Comunitária Bandim Bilá. Informações detalhadas AQUI.
.
0 comments:
Enviar um comentário