6.10.14

6/10/1985 – data fatídica em que Cavaco se tornou DDT



Com a vitória do PSD nas eleições legislativas realizadas nesse dia, sob a liderança de Cavaco Silva desde que este tinha ido rodar um carro à Figueira da Foz alguns meses antes, teve início um reinado que ainda dura.

Um mês mais tarde, o actual presidente tomou posse como primeiro-ministro do X Governo Constitucional, depois, em 1987 e em 1991 obteve duas vezes maioria absoluta (no último caso, também num 6 de Outubro!). De 1985 a 1995, esteve 10 anos consecutivos à frente de três governos – façanha única na história da democracia portuguesa.

Bem tentou não nos largar e ir quase directamente de S. Bento para Belém, no início de 1996, mas Jorge Sampaio trocou-lhe as voltas (ou os portugueses por ele) e teve de esperar 10 anitos. Foi à vida e andou por aí, mas, casmurro como é, não desistiu e os eleitores, sempre bondosos, fizeram-lhe a vontade.

Ontem, veio recordar que «na vida política portuguesa, tem sido prática constante, sobretudo nas últimas décadas, fazerem-se promessas e anunciarem-se medidas irrealistas com vista a conquistar o apoio dos cidadãos e o voto do eleitorado» e ameaçar-nos com a hipotética implosão dos partidos políticos. Como se, nos últimos 30 anos, tivesse andado a dirigir acampamentos de meninos de Baden Powell sem ocupar, durante já quase 20, os dois mais altos cargos políticos da Nação. Parvos somos, mas nem tanto assim. 
.

0 comments: