21.11.14

Há 39 anos, o juramento no Ralis


A quatro dias do 25 de Novembro, o juramento de bandeira dos cento e setenta novos recrutas do RALIS, em 21 de Novembro de 1975, ficou para a História como símbolo de fim de ciclo, foi uma espécie de canto do cisne de um PREC que se aproximava do seu fim.


Muitos dos que com ele vibraram, encolherão hoje os ombros. Outros, sobretudo mais novos, verão estas imagens com alguma estranheza, porventura com uma ponta de inveja de tempos que não viveram. Para uns tantos, são uma relíquia – de «um sonho lindo que acabou».

A notícia no Diário de Lisboa do dia:


2 comments:

Niet disse...

Este passo final em direcção ao abismo- ao Termidor- 25 de Novembro- transportava , em si, os sinais inquietantes e invisiveis, helàs,do inexorável golpe: os SUV e ADU não mostravam autonomia suficiente para se impôr à burocracia militar que, mesmo de meias tintas estalinistas compostas à pressa,se encaminhava para negociar secretamente a salvação do capitalismo nacional e da sua estrutura classista. Niet

septuagenário disse...

Visto a esta distância, este juramento de bandeira faz lembrar coisas de talibãs! peço desculpa, mas só quem tenha sido da Mocidade Portuguesa teria coragem de comandar tropa desta maneira.