8.10.17

Reis de Espanha




Estive fora uns dias, li poucas notícias, mas vi e ouvi a comunicação do rei de Espanha sobre a Catalunha.

Os portugueses, mesmo muitos republicanos de gema, sempre tiveram uma simpatia um pouco exagerada pelo pai Juan Carlos, talvez porque viveu por cá e brincou com os betos de Cascais-Estoril (Balsemão e amigos). E transpuseram-na para o filho Filipe que casou com uma plebeia (e jornalista!...) e é pai de principezinhos bonitos.

Mas a memória é lixada e, ao ouvir Filipe VI, foi Juan Carlos que ecoou na minha cabeça. Foi nesse dia de 1975 que começou verdadeiramente a Transição espanhola – com elogios a Franco. Nós tivemos a sorte de uma Revolução, o que não foi o caso para os espanhóis. Mariano Rajoy tinha então 20 anos e interiorizou provavelmente a mensagem.

P.S. – Isto não tem a ver com ser a favor ou contra a declaração de independência da Catalunha, mas com o tom e a total ausência de «distanciamento» em relação aos meios repressivos utilizados pelo governo para impedir o referendo, daquele que pretende continuar a ser o rei de todos os espanhóis, catalães independentistas incluídos.)

Ouvir, até ao fim, Juan Carlos em 1975:


.

1 comments:

septuagenário disse...

Talvez se tenham perdido "algumas" que cairam no chão.
A pior altura, neste início do esboroamento da Europa, (brexit), são independências tipo tribalismo nesta Europa triste e sitiada.