8.3.18

Portugal e direito a voto das mulheres



Quanto a direito ao voto feminino, em Portugal foi assim:

Tudo começou com o decreto 19.692, de 5 de Maio de 1931. Mas com excepções, como a de Carolina Beatriz Ângelo (na foto) que foi a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto (nas constituintes de 28.05.1911), concedido por sentença judicial, após exigência da condição de chefe de família, dada a sua viuvez.


Em 1933 e em 1946 foram levantadas algumas restrições, mas só quase no fim de 1968, já durante o marcelismo, é que acabaram por ser removidas quaisquer discriminações para a eleição de deputados à Assembleia Nacional. (Depois do 25 de Abril, o direito universal de voto passou a aplicar-se também às eleições presidenciais e autárquicas.)


.

2 comments:

_ Gil António _ disse...

Sendo hoje DIA INTERNACIONAL DA MULHER, nada me impede de dizer que: "" Cada mulher que nasce é uma Estrela que brilha na Terra "" ...... A Sua publicação é de uma ternura e carinho exemplar.
.
* (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
.
Votos de um dia feliz

ChakraIndigo disse...

Só para descontrair, esta grande mulher teve um grande marido - Januário Barreto, primeiro presidente do Glorioso, um grande entusiasta da causa benfiquista.

Foi também das primeiras a exercer medicina em Portugal, pioneira no Hospital de SJosé, juntou-se a outras médicas na luta pelo direito ao voto, e caso fosse americana já teria uma Salma Hayek a dar corpo e voz á sua luta desigual num mundo arcaico e machista.

Nem só de "suffraguettes" inglesas vive o Mundo!