15.3.19

Alterações climáticas – E amanhã?



É evidente que os milhares e milhares de jovens que saíram à rua por esse mundo fora não esperam milagres e sabem que não acordarão amanhã num universo diferente.

Mas, desde que comecei a ver multidões e cartazes, não consigo deixar de pensar que não é possível dizer-se apenas que o dia de hoje ficará como um marco histórico. Seria importante – e agora passo para o nível do país – que algo acontecesse, que fosse anunciada e concretizada uma medida, mesmo que modesta mas realista, expressamente ligada ao que hoje se passou – com um agradecimento de quem manda.

Lirismo da minha parte? Talvez. Mas não se pode simplesmente virar a página e desiludir as gerações que vão pegar amanhã no país. Respect.
 .

2 comments:

estevesayres disse...

Espero que estes mesmos jovens tenham alguma consciência de classe. E a conclusão que podemos tirar destas manifestações, é que os governos ditos democráticos se não mudarem as sua atitudes politicas e económicas, eles mais tarde ou mais cedo serão alteradas, só não sabemos é quando.



vitor disse...

Infelizmente a maior parte só muda de hábitos quando sente na carteira. Ver exemplo dos sacos nos supermercados. É muito mais fácil chamar gatuno a qualquer governante. E pior que a população anónima só mesmo as multinacionais com os bolsos cheios. Já imaginaram quanto é que a Coca Cola perderia em vendas com o regresso ao vasilhame de vidro com depósito? Que nunca devia ter sido abandonado, diga-se de passagem. Só para citar um exemplo bom para o ambiente e sobretudo para a saúde. Quando se bebiam sumos só em dias de festas. Às vezes pode parecer muito complicado o regresso aos bons hábitos mas ainda há pouco tempo íamos ao pão com o nosso saco de pano e ao vinho com a nossa própria garrafa de vidro. Claro que consumíamos todos muito menos. Felizmente!