21.4.19

Greta Thunberg



«A Antonia estava em Estrasburgo e aproveitou para vir ao Parlamento assistir ao discurso da Greta Thunberg, que para ela é uma heroína. A menina de 7 ou 8 anos emocionou-se quando a Greta se emocionou e não descolou os olhos enquanto ela falava. Quando, no final do discurso, se passou à ronda dos grupos parlamentares, a Antonia perguntou se podia sair. Disse que tinha entendido tudo o que a Greta tinha dito, mas que lhe custava estar ali porque não percebia nada do que diziam as pessoas que estavam agora a falar. Poucos minutos antes de a Antonia ter pedido para sair, eu tinha comentado com a minha colega Jude, com quem a Antonia estava, que me envergonhava a forma como os grupos parlamentares estavam a dirigir-se a Greta.

A jovem sueca de 16 anos fez um discurso poderoso, emotivo, fundado e carregado de urgência. Começou com as palavras: "O meu nome é Greta Thunberg, tenho 16 anos, venho da Suécia, e quero que vocês entrem em pânico. Quero que ajam como se esta casa estivesse a arder (...). Um grande número de políticos já me disse que o pânico nunca conduz a um bom resultado e eu concordo. Entrar em pânico, a não ser que seja necessário, é uma ideia terrível. Mas quando a tua casa está a arder e queres impedir a tua casa de arder completamente, isso requer algum nível de pânico." O resto do discurso foi um apelo fundamentado e um pedido de responsabilização, sem desculpas, no combate às alterações climáticas. As primeiras intervenções dos meus colegas insistiram nas desculpas. A um discurso sobre a vida responderam com a burocracia e as "dificuldades" de contornar as decisões do Conselho ou as insondáveis versões sobre atos delegados e quejandos. A um discurso sobre ação responderam com a pesadíssima máquina e com "o tanto que já fizemos na União Europeia".

A Antonia teve razão em sair. A densidade do discurso de Greta foi, na maioria das reações, reduzida a um menu de procedimentos mais ou menos obscuros e contra os quais supostamente é difícil, senão impossível, lutar. Uma ativista apaixonada a informada não se deixa abater por um discurso conformista e vazio de esperança num futuro melhor. Estou certa de que terá saído do Parlamento mais segura das suas convicções e da dimensão do combate que temos pela frente. O que algumas das intervenções produziram foi a triste confirmação da ausência de vontade política em avançar com medidas efetivas e consequentes. A fraqueza que encontrou no Parlamento para juntar vozes e ações no combate às alterações climáticas contrastam com a força que os jovens trazem para as ruas na sua greve climática.

Greta não está sozinha. Somos muitos e muitas e seremos ainda mais.»

.

0 comments: