9.5.19

Memoriais e mais memoriais



Estive em Washington na semana passada e vi dois memoriais interessantes, um deles dedicado aos veteranos da Guerra da Coreia, o outro aos da Guerra do Vietname, ambos visitados por multidões.

O primeiro é constituído por 19 estátuas que representam os soldados americanos sobreviventes, com as sombras projectadas num muro com imagens anónimas dos que morreram.

O segundo é um longo muro em mármore, num belo parque, com cerca de 59.000 nomes, gravados em mármore, dos soldados americanos que terão morrido no Vietname. Não é respeitada a ordem alfabética no muro, mas sim em livros que os visitantes podem consultar, com listagens que indicam a localização exacta do nome que procuram.

Claro que se trata dos EUA e nenhum dos memoriais inclui as vítimas não americanas das guerras em questão. Mas ficam sugestões úteis para tanto que falta fazer em Portugal, em termos de salvaguarda da memória em décadas de fascismo – sem esquecer, obviamente, os mortos que lutaram pela independência nas ex-colónias.




,

0 comments: