11.4.20

Enfermeiras a 6,42 euros/hora




«"Seis euros e quarenta e dois cêntimos por turnos de doze horas enfiados em hospitais de campanha, metidos em fatos assustadoramente desconfortáveis, com máscaras e óculos que ferem o rosto. Seis euros e quarenta e dois cêntimos para não dormir em casa e não ver os pais nem os filhos durante semanas que se podem transformar em meses". (…) 

"No meio dos aplausos da pandemia, no momento em que somos chamados de heróis, quando nos dizem que somos os soldados da linha da frente e a ultima fronteira entre a vida e a morte, o governo tenta recrutar enfermeiros com a vergonhosa proposta de pagamento de 6.42€/hora. Vou repetir porque vocês podem não ter percebido bem: são seis euros e quarenta e dois cêntimos por cada hora de trabalho no meio do inferno de onde todos querem fugir"»
.

1 comments:

José Corvo disse...

O justo valor seriam as enfermeiras ganharem 642 euros/hora? A senhora da limpeza do meu escritório ganha 7,5 Euros à hora e o Marcelo quanto ganhará à hora? Eu nunca ganhei à hora em contrapartida na oficina tudo é medido e debitado aos minutos. Mesmo que seja uma obra que leve um só minuto é debitado ao cliente no mínimo 5 minutos e por essas contas o dia de trabalho chega a ter mais de 480 minutos, às vezes muito mais, como forma de elevar o lucro que sustenta todos esses preços que envergonham a dignidade de quem se entrega à sociedade e se sujeita a juízos desse tipo de valor. É uma pena. O capitalismo sabe o que faz e certos trabalhadores não passam de aprendizes às voltas com o contágio da exploração do homem pelo homem ignorando a sua causa e o seu efeito, e pessoas “instruídas” – Democratas – Socialistas - Sociais Democratas - Socialistas revolucionários - nos momentos agudos passam-se logo para o lado do capital, para o lado da Burguesia contra os trabalhadores.