17.7.20

Bem me parecia e não foi só um



.

3 comments:

Victor Nogueira disse...

Pensei «Como foi possível?». Segui a hiperligação afinal é uma chalaça que nas redes sociais pode passar a fake new, dada a assombrosa iliteracia que nelas pululam.

Joana Lopes disse...

Uma chalaça esta notícia. Esta rua pintada de azul existe (é a Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa), invenção saída da brilhante cabeça de Medina. E há mais ruas pintadas! Não vive em Portugal? Não sabia disto ou não percebi o seu comentário?

Victor Nogueira disse...

Que diz o título? Diz «Bem me parecia e não foi só um».» Reparo na foto, que já conhecia de notícias na imprensa on line, e leio a legenda: «»Lisboeta partiu a cabeça após confundir rua pintada de azul com uma piscina.» e pergunto-me: "Houve mais que uma pessoa a confundir a pintura da rua com uma piscina e a mergulhou de cabeça no asfalto?" De seguida reparo que a cor da legenda indicia que "esconde" uma hiperligação e maior desenvolvimento. Clico na hiperligação e vou ter ao "Inimigo Público", uma página humorística do Público. E concluo que ninguém partiu a cabeça ou terá confundido o azul da pintura com água duma piscina. Trata-se duma "piada" ou ironia da Joana a partir duma "chalaça do "Inimigo Público". Mas se eu tivesse ficado pela primeira leitura, se não soubesse ou descobrisse que havia uma remissão para uma hiperligação que afinal remetia o leitor para o "Inimigo Público", um suplemento humorístico, poderia ter incorrido num erro e tomar como verdadeiro aquilo que afinal o não é: que alguém tenha confundido a rua com uma piscina e ao mergulhar de cabeça a tivesse partido. Portanto a Joana não interpretou correctamente o meu comentário. Espero que a tenha conseguido esclarecer.