19.12.20

Os imigrantes dão lucro

 


«Figuram entre os argumentos mais falaciosos na narrativa de quem vê nos imigrantes que escolhem Portugal para viver ou trabalhar empecilhos naturais ao desenvolvimento do país: sorvem recursos, "roubam" empregos aos nativos e contribuem de forma insuficiente para a causa comum. Só que, afinal, os imigrantes dão lucro. E não é pouco. De acordo com o mais recente relatório do Observatório das Migrações, em 2019 atingiu-se um valor recorde nas contribuições dos estrangeiros para a Segurança Social: 884 milhões de euros. O saldo é claramente positivo, na medida em que "só" beneficiaram de 111 milhões de euros de apoios do Estado. Mas há outra lição a tirar: os portugueses são dos europeus mais tolerantes para com os forasteiros. 

Portanto, insistir numa agenda político-mediática que continue a cavalgar estes mitos de papel serve zero ao país, mas serve muito aos agitadores populistas que se profissionalizaram em revisitar fantasmas. Se não fossem os imigrantes, Portugal seria um país mais envelhecido, com uma Segurança Social ainda mais no vermelho e com vários setores de atividade sem ocupação. Sim, eles ficam com os empregos que os portugueses não querem, sobretudo os mal remunerados. De resto, os dados divulgados pelo INE reforçam o peso social desta jovem massa humana: a importância dos imigrantes para o crescimento global da população estendeu-se a todas as regiões do país, com particular incidência no litoral. Em suma: precisamos deles como eles precisam de nós. É assim que tem de ser em democracias que se querem maduras. Num Portugal inclusivo e moderno. 

P.S.: Rui Rio produziu uma graçola no Twitter misturando sondagens sobre popularidade política com a morte ignóbil de um imigrante ucraniano às mãos do Estado português. Sobre o mesmo caso que nos devia envergonhar a todos, temos um ministro da Administração Interna que não se toca e um líder da Oposição que não se enxerga. Estão bem uns para os outros.» 

.

0 comments: