19.5.21

Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos



 

EXCERTO DA PROPOSTA aprovada hoje, 19.05.2021, por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal de Lisboa, no seguimento de uma iniciativa do seguinte grupo de cidadãos: Alfredo Caldeira / Artur Pinto / Diana Andringa / Helena Pato / Joana Lopes / João Esteves / Luís Farinha / Margarida Tengarrinha / Pedro Adão e Silva / Rita Veloso / Sara Amâncio (os mesmos que já tinham promovido a instalação do Memorial temporário aos presos e perseguidos políticos, na estação de Metro da Baixa-Chiado, em 2019)

«A Câmara Municipal de Lisboa entende prestar justo tributo a quantos se bateram pela liberdade e sofreram a repressão que submeteu o nosso país durante quase meio século. Dando seguimento a uma proposta apresentada por um grupo de cidadãos, pretende se erigir um grupo escultórico que constitua um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos, a instalar no Largo da Boa-Hora, local onde funcionaram os chamados “Tribunais Plenários” de Lisboa, que se distinguiram, a partir de 1945, na repressão de todas as manifestações consideradas “subversivas” pelo regime deposto em 25 de abril de 1974. A criação desse Memorial pretende constituir também uma homenagem às famílias dos presos e perseguidos, permitindo transmitir às novas gerações informações e melhor conhecimento sobre esse período da nossa História, sem esquecer a violência repressiva usada nas então colónias portuguesas. Neste âmbito, pretende a Câmara Municipal de Lisboa intervencionar o referido Largo, aí implantando uma peça escultórica de dimensão que cumpra o propósito definido. Para o efeito, deverá ser aberto concurso público que, em prazo a determinar, permita a apresentação de propostas de arranjo do Largo da Boa-Hora e de conceção e implantação de um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos.

Deverá o referido Memorial conter, de forma bem visível, a inscrição “Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974)”».

.

0 comments: