29.7.21

Luis Buñuel morreu num 29 de Julho



 

Luis Buñuel morreu em 29 de Julho de 1983. Nascido espanhol, naturalizado mexicano, foi certamente um dos realizadores mais controversos, irreverentes, e mesmo «escandalosos», do século passado.

Com 17 anos rumou a Madrid para frequentar a universidade, entrou em círculos ligados a cineclubes e inseriu-se em grupos onde se tornou amigo de Dalí, García Lorca e mais uns tantos. Em 1925, partiu para Paris, onde via três filmes por dia, iniciou actividade como crítico de cinema e aproximou-se cada vez mais dos surrealistas, que o adoptaram definitivamente depois da exibição do seu primeiro filme – «O Cão Andaluz» (em 1929).



Seguiu-se «A Idade de Ouro» (1930). Cinco dias depois da estreia, grupos de extrema direita atacaram a sala onde o filme era exibido, as autoridades francesas proibiram-no e recolheram as cópias existentes. Depois de meio século de censura, reapareceu em Nova Iorque em 1980 e um ano depois em Paris.



Seguem-se etapas complicadas nos Estados Unidos, no México e de novo em França, mas recorde-se apenas um dos seus filmes mais emblemáticos, «Viridiana», absolutamente inesquecível, de 1961. Ganhou nesse ano a Palma de Ouro em Cannes, mas, depois de ser condenado pelo Osservatore Romano que o classificou como «blasfémia» e «sacrilégio», foi proibido pela censura em Espanha e só veio a ser exibido em 1977. (Vale a pena ler este texto de Lauro António.)



A célebre cena da Última Ceia:


...

0 comments: