24.8.21

Afegãs – «Esperança? O que é esperança?»

 


«Sajida tinha 22 anos quando esta fotografia foi tirada (em 2016, por Lalage Snow).

"Nunca fui à escola porque sempre houve combates na zona onde vivia e depois os Taliban chegaram. O meu pai é deficiente (um produto da guerra), o meu irmão mais velho morreu. Não me casaram porque sou eu que mantenho a família. Bebemos chá e comemos pão. Tudo o que ganho é para pagar as propinas das minhas irmãs, para que possam estudar, ser professoras e ter uma vida melhor que a minha."

Agora regressaram os Taliban. Que esperança?»

Helena Ferro Gouveia no Facebook
.

1 comments:

manuela asper disse...

Pelo que já li no "Pùblico", numa mensagem enviada do Afeganistão, há resistentes na clandestinidade, evidentemente.
Fiquei informada, da existência de uma escola clandestina, dirigida por mulheres, focada em não perder os bons hábitos de estudo colectuivo, feito para e por jovens, muito empenhadas, extremamante corajosas e com o objectivo de retomarem as suas actividades normais, com o grande mas, de serem completamente clandestinas: as dificuldades são quase innultrapassáveis....mas aquelea ONG, parece determinada em combater o evidente desespero em que poderâo sentir-se.
Bem hajam essas jovens mulheres que arriscando a vida, continuam a lutar pela libertaçºao da Mulher afegâ!
Manuela Asper, 25/08/2021