31.12.21

31.12.1968 – Primeira afirmação colectiva de católicos contra a guerra colonial

 


É um ritual: nesta data, regresso à passagem do ano de 1968 para 1969. Há sempre quem não saiba que a «Cantata da Paz», tão divulgada por Francisco Fanhais depois do 25 de Abril, foi por ele estreada nessa noite, com letra propositadamente escrita para o efeito por Sophia de Mello Breyner, numa Vigília contra a guerra colonial.

Em 31 de Dezembro de 1968, cerca de cento e cinquenta católicos entraram na igreja de S. Domingos, em Lisboa, e nela permaneceram toda a noite, naquela que terá sido a primeira afirmação colectiva pública de católicos contra a guerra colonial.
.
Conteúdo do comunicado que entregámos ao cardeal Cerejeira quando terminou a Missa do Galo que ele celebrou e descrição dos acontecimentos que se seguiram AQUI, num post de 2020.

1 comments:

Leituras de Salto Alto disse...

Há muito que não sou católico ou confesso de qualquer outro credo religioso. Mas penso que um cristianismo expurgado do muito lixo que carrega, e que recuperasse o essencial dos seus valores iniciais, ainda teria sentido no quadro de novas revoluções que se tornam hoje cada vez mais necessárias.

nelson anjos