9.2.22

O país precisa que a oposição democrática se recomponha

 

«Do lado direito, o PSD vai andar nos próximos meses à procura de um líder provisório. (...) Na oposição, "sobram, com um mínimo de representação", a Iniciativa Liberal e o Chega, lembra o jornalista. O seu reforço "desequilibrará toda a política nacional para a direita". "E não tenham qualquer dúvida que o partido de André Ventura será, de entre os dois, o centro do confronto." "A imprensa adora-o. Porque com tudo o que é chocante e polarizadora ele dá audiências. (…)

Grande parte dos órgãos de comunicação social já pouco trata de jornalismo, produz conteúdos que possam ser vendidos e se os atentados à democracia são o que tem mais saída, promove esse produto para vencer a guerra de audiências. O jornalismo é fundamental para a democracia, as audiências são fundamentais para os acionistas. E nem sempre a democracia e os acionistas têm interesses coincidentes." (…)

"É por tudo isto que só por deslumbramento ou tontice alguma pessoa de esquerda pode ficar satisfeita com esta maioria absoluta. E é por isto que PSD, Bloco e PCP têm o dever democrático de ultrapassarem rapidamente os seus desgostos eleitorais e voltarem ao ativo. Esta maioria absoluta vai precisar de uma oposição democrática à direita e de uma oposição social à esquerda. Vai precisar, como todos os governos precisam, de oposição".»

.

0 comments: